terça-feira, 25 de agosto de 2009

Grande problema... falta de material!


Ao vistoriar a carrinha por baixo verifiquei que o apoio do meio do veio da transmissão precisava de ser trocado. A burracha estava resiquida e rachou. Então prossegui a remover o veio de transmissão quando surgiu um problema:
Para remover o dito apoio é necessário desmontar a junta homocinética (também chamada de Junta de Velocidade Constante) que une o veio de transmissão de 2 peças. Até aqui tudo bem, o problema surgiu quando não consegui desencaixar a junta. Por muito que tentava desencaixar-la com um "saca" não saia. Nem sequer numa prensa de 3000kg aquilo mexia...



Depois de consultar um diagrama chegou-se a conclusão que não há forma de remover a junta, isto porque quando se encaixa a junta há um "clip" que prende a junta no sitio e não deixa mexer a junta. Como podem ver no diagrama e imagem, esse clip fica dentro da junta VC no veio e não há forma de o remover...


... por isso a unica solução foi corta-lo a meio... Apesar da junta VC estar em boas condições não há forma de aproveita-la se for preciso remover.
O resultado, para alem do apoio agora é necessário subsistuir a junta tambem.
 



É aqui que surge o problema: falta de material! Não se encontram estas peças em lado nenhum.
O apoio ainda tem "remedio", existe um da Ford Transit, que sendo da mesma medida só é necessario um pouco de modificação na fixação do apoio ao chassis.
A junta VC é outra historia. Depois de pecorrer todas as casas de peças antigas do Porto e os concessionários Opel cheguei a conclusão que seria muito dificil arranjar a peça.

Então a seguinte opção foi procurar nas sucatas um veio de transmissão completo mas aqui tambem não tive sorte. Percorri umas 30 sucatas da Vila Nova de Gaia até Santa Maria da Feira e nenhuma tinha uma carrinha Bedford... "Não temos nada disso" foram as palavras mais ouvidas nesse dia.


A pesquisa na internet tambem não tem dado frutos. Na Inglaterra, o berço da Bedford, parece que esta variante não era muito comum. Na minha pesquisa descobri que existem varios tipos de veios de transmissão, entre os quais, os primeiros da CF1 (anos 70) que era de 1 peça só com cruzetas nas pontas e nos CF2 (anos 80) com motores a gasolina (que eram os mais habituais lá) veios de 2 peças mas com a junta VC localizada junto ao diferencial e cruzetas a frente e no meio. Este sistema bastante mais eficaz pois é possível remover a cruzeta para trocar o apoio em vez de destruir a junta.

Soluções:
a) continuar a procura de uma junta VC nova;
b) encontrar um veio de transmissão na sucata (que esteja em bom estado);
c) fazer uma modificação, numa retificadora soldar uma cruzeta no sitio da junta e balancear o veio.

Para já estão todas as hipotese abertas, sendo a mais imediata a modificação, mas não queria ir por ai porque a junta homocinética tem as suas vantagens, dai ser introduzida nas CF2. As vantagens sendo menos vibração, menos desgaste nas cruzetas e uma condução mais suave porque o veio funciona melhor com uma junta VC num angulo do que com uma cruzeta. Todos os carros modernos utilizam juntas VC nos veios de transmissão por alguma razão...

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