segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

"Le Beauceron"




"Le Beauceron" é uma raça de cão ovelheiro de origem francesa. ver: wikipedia
Também é o titulo deste artigo sobre um Bedford CF1 personalizado. Os scans são de uma revista francesa (não sei qual nem que ano) e mostram o que era comum fazer-se aos furgões Bedford nos anos 70/80 em França. Este sem duvida é dos mais conseguidos que já vi.

Entre as muitas modificações pode ver-se nas fotos o para-choques frontal em fibra com luzes de nevoeiro embutidas, moldado nas abas do guarda-lamas extendidas, o capô com entradas de ar, extendido para cima e ligado aos pilares, o para-sol com retrovisor embutido, piscas laterais, tecto de abrir, barras no tejadilho (mas sem escadote para chegar lá...), jantes douradas (parece serem de raios), porta de "gaivota" lateral, vidro retangular na lateral, farois trazeiros redondods embutidos, para-choques trazeiros removidos e vidros removidos nas portas trazeiras.

E claro, a pintura... dourado com o tejadilho branco (ou creme?), gráficos típicos dos anos 70 em tons de laranja e amarelo e uns murais pintados a aerógrafo na lateral e trazeira.



sábado, 26 de dezembro de 2009

"Star Gazer" - Street machine 1981


Setembro de 1981, a revista inglesa Street Machine publicava na capa o "Star Gazer".

Quem procura descobrir de que carrinha se trata vai encontrar grandes dificuldades pois foi totalmente modificada no exterior. Foi cortado uma secção para baixar o tejadilho que tambem ficou inclinado, a frente foi completamente alterada com um aspecto aerodinâmico, as portas foram soldadas, sendo a entranda feito for uma porta tipo "gaivota" no lado esquerdo. Somente a trazeira dá umas pistas de que antes tratava-se de um furgão Bedford CF LWB de 1974.
O responsável por esta transformação radical foi Mick Hughese imagino que na altura seria o van mais radical do Reino Unido.





segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Kits POLYTRANS

Hoje em dia é extremamente dificil encontrar um kit para aplicar numa Bedford CF2.
Em França as Bedford eram os modelos de eleição para o "customizing" e havia varias marcas que fabricavam variados kits com estilos diferentes. A Polytrans era uma dessas marcas e estes eram alguns dos kits que estavam disponíveis nos anos 80 para a Bedford "nouveau modèle".




quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Brochura portuguesa "NOVA BEDFORD CF"


NOVA BEDFORD CF

uma ferramenta de trabalho sempre à mão.

É BEDFORD. É DE CONFIANÇA.


na agricultura . no comércio . na indústria

1. A BEDFORD CF é o seu "armazém...
2. a rapidez das suas entregas ...
3. a sua loja ambulante ...
4. na cidade ...
5. ou no campo ...
6 A BEDFORD CF faz parte do seu negócio.



motor mais potente e de mais fácil acesso.
nova suspensão . estofos em tecido lavável.

7. Nova frente.
8. Estofos em tecido lavável.
9. Faróis de marcha atrás.
10. Motor mais potente e de mais fácil acesso.





Com a BEDFORD CF, Você ganha em tudo. Ela tem baixo custo de manutenção
e baixo consumo de combustível.
O motor GM 2.300 de 4 cilindros e 61 BHP e a baixa relação peso-potência (43 kg/HP)
permitem boas velocidades e subidas sem esforço.
Todas estas características da BEDFORD CF se traduzem em economia.
O total aproveitamento do espaço interior, a capacidade e facilidade de carga,
a segurança e a comodidade fazem da BEDFORD CF parte integrante do seu negócio.
Não há dúvida que a BEDFORD CF foi feita para lhe facilitar a vida!

É BEDFORD. É DE CONFIANÇA.


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Tail lights

Um dos farois de trás estava um pouco rachado, nada de grave mas decidi substitui-lo. Encontrei uns usados em bom estado e baratos no ebay e comprei.

Quando fui para troca-los deparei que os encaixes das lampedas eram ligeiramente diferentes. O encaixe da ficha é igual por isso não houve problema e os farois novos são melhores no sentido de não ter o "circuito impresso" que muitas vezes falha. Os fios ligam directamente ao encaixe da lampeda.

Não sei se este "upgrade" seria de um modelo mais recente (1984~1986) ou apenas por ser de uma marca de substituição. (?)


Original vs Substituição




Original vs Replacement


One of the tail lights was cracked, nothing serious but I decided to replace it. I found some used ones in good shape and cheap on ebay so I bought them.

When I was replacing them I noticed the light bulb connection was slightly different. The plug was the same so there was no problem hooking them up and the new tail lights are actually better because it doesn't have that impressed circuit board that fails sometimes. The wires connect directly to the bulb holder.

I don't know if this upgrade was from a newer van (1984~1986) or just a different because it was a replacement brand. (?)